Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

TCC-Artigo: Percepção ambiental de alunos do sétimo ano do Colégio Benta Pereira em relação à lagoa do Vigário, Guarus, Campos dos Goytacazes, RJ (2011)


Instituto
Federal Fluminense
- IF Fluminense -
Dados gerais
Título do trabalho: Percepção ambiental de alunos do sétimo ano do Colégio Benta Pereira em relação à lagoa do Vigário, Guarus, Campos dos Goytacazes, RJ
Autoras: Albany Agues Marchetti (MARCHETTI, Albany Agues; MARCHETTI, A. A.)
Vanessa (FREITAS, Vanessa; FREITAS, V.)
Cláudia Bueno Barbosa de Azevedo (AZEVEDO, Cláudia Bueno Barbosa de, AZEVEDO, C. B. B.)
Orientação: Dra. Gudélia Guillermina Morales Arica
Nível: Especialização
Curso/Programa de Pós-Graduação: Pós-graduação em Educação Ambiental
Título: Especialização em Educação Ambiental
Instituição: Instituto Federal Fluminense
Campus: Campos Centro - Campos dos Goytacazes/RJ
Formato: Artigo
Se publicado, periódico: Revista Vértices
Editora/Instituição: Essentia editora/IFF
Ano de Publicação: 2011
N° de páginas: 16
Assuntos: Educação ambiental
Percepção ambiental
Ensino fundamental
Campos dos Goytacazes
Área temática (CAPES) Interdisciplinar (90100000)
Meio ambiente e agrárias (90191000)
.
Resumo/Abstract
Neste trabalho se apresentam resultados de uma pesquisa realizada com alunos do sétimo ano do ensino fundamental e, nele, transparece a importância de utilizar ecossistemas como locais de aprendizagem, o que é recomendado pela literatura para uma efetiva educação integradora. Utilizou-se a Lagoa do Vigário, localizada próximo ao Colégio Benta Pereira, em Guarus-CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ), um ecossistema impactado pela urbanização, local onde foi realizada a contextualização. Aplicou-se o método de questionários, nos quais se percebeu que os alunos conhecem satisfatoriamente a lagoa e revelaram que há ciência deles, sobre ações, por parte da administração pública, que dão prioridades a outros investimentos não estando a manutenção da limpeza da lagoa entre eles. Entretanto, foi detectado um interesse pelo desenvolvimento de projetos ambientais no colégio confirmando que a educação ambiental contribui para formar cidadãos reflexivos e participativos..
Palavras-chave Educação Ambiental
Recuperação de lagoa
Ensino fundamental
Environmental education helps to educate citizens. In research emerges the importance of using ecosystems as places of learning, recommended in the literature for effective inclusive education. We used the Vigário Lake an ecosystem impacted by urbanization, located near the College Benta Pereira, Guarus-RJ, where he was held with students from seventh grade. Applied the method of forms, of which it was perceived that students know well the pond, but shows that, by the government to give priority to other investments is not cleaning the pond. However, we detected an interest in developing environmental projects in the college stating that environmental education helps to prepare citizens reflect and participate.
Keywords Environmental education
Recovery of lagoons
Basic education
.
Arquivo
Fonte original: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/65
Base de dados E.SobCult: Google Drive
.
Referencia bibliográfica:
MARCHETTI, Albany Agues; FREITAS, Vanessa; AZEVEDO, Cláudia Bueno Barbosa de. Percepção ambiental de alunos do sétimo ano do Colégio Benta Pereira em relação à lagoa do Vigário, Guarus, Campos dos Goytacazes, RJ. Vertices, Campos dos Goytacazes, RJ, v. 13, n. 3, p. 41-55, set./dez. 2011.

Leia aqui mesmo.
. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
.


soberaniacultural@gmail.com
O Espaço Soberania Cultural é espaço informativo com foco socioambiental, trazendo a todos a diversidade cultural conhecimento gerado sobre as mesorregiões Norte e Noroeste Fluminense.

Viva a Soberania Cultural! Acompanhe-nos.
COORDENAÇÃO

Marcelo dos Santos Ferreira
Engenheiro Agrônomo formado
pela Universidade Estadual do Norte
Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
.
Licença Creative Commons
O trabalho Espaço Soberania Cultural de http://soberaniacultural.blogspot.com.br/ está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.